Lula indica Guido Mantega para presidência da Vale

fonte: Manchete com informações de CNN

O ex-ministro Guido Mantega. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, atendeu ao pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contatando os principais acionistas da Vale e sugerindo a nomeação de Guido Mantega como presidente da mineradora.

Fontes informam à CNN que Silveira levanta a possibilidade de insatisfação do governo caso Mantega não seja contemplado, ameaçando a Vale com cobranças mais elevadas em concessões de ferrovias. Caso confirmado, o episódio pode ser caracterizado como chantagem.

O governo Lula, que já desmantelou a governança da Petrobras e tenta reverter a privatização da Eletrobras, parece não aceitar a venda da Vale, privatizada há 27 anos, em 1997.

Nas redes sociais, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, alega participação e responsabilidades do governo na Vale, o que é contestado, visto que a Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, detém 8,6% de participação na empresa.

Segundo um acionista da Vale, Lula estaria pressionando pela nomeação de Mantega como presidente da empresa, visando, assim, obter uma vaga no Conselho de Administração. Apesar de um salário menor, o cargo de conselheiro proporcionaria um rendimento significativo de 112 mil reais por mês. Contudo, para conceder essa posição a Mantega, seria necessário comprometer a governança da Previ.

Desde os escândalos revelados pela Operação Greenfield, os fundos de pensão implementaram regras rigorosas para a seleção de conselheiros, visando assegurar a adequada gestão do dinheiro investido pelos aposentados nessas empresas, independentemente do governo vigente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.