Previsão de altas temperaturas: nova onda de calor se aproxima de sete estados e do Distrito Federal

Esta é a quinta onda de calor consecutiva no país, após o registro do fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro.

Nos próximos dias, o Brasil está prestes a experimentar um aumento nas temperaturas. Fique por dentro das previsões!

A partir da próxima quinta-feira (14), a previsão indica que os termômetros se aproximarão dos 40°C em regiões como Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia.

Essa onda de calor, caracterizada por temperaturas cinco graus acima da média por mais de cinco dias consecutivos, está programada para persistir de 14 a 20 de dezembro, coincidindo com a proximidade do início do verão em 22 de dezembro.

Embora a previsão aponte para um calor acima da média no final da semana, até o início da noite de segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda não emitiu nenhum alerta devido às altas temperaturas.

Em ocasiões anteriores, os avisos do Inmet confirmaram a dimensão e intensidade do fenômeno.

A formação da onda de calor é um processo gradual. Ela se desenvolve aos poucos, e se nenhum evento externo, como uma frente fria, interferir para reduzir a temperatura, o calor intenso ganha força, atingindo níveis expressivos.

A expectativa é de que o calor persista em sete estados e no Distrito Federal, com as temperaturas mais altas concentradas no Centro-Oeste e em São Romão, Mato Grosso, onde os termômetros devem ultrapassar os 40°C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.