Descobrindo o Advento: Ententa o significado para a comunidade Cristã

Explorando o Encanto do Advento: Uma Contagem Regressiva de Quatro Domingos até a Celebração do Natal de Jesus. Foto: Banco Imagens Free Pik

O termo “Advento”, de origem latina (adventum), traduz-se como “vinda” ou “chegada”, podendo também denotar a fundação ou criação de algo, como o advento da internet ou da República. Essas quatro semanas que antecedem o Natal são chamadas de Advento, marcando um período litúrgico que evoca as duas vindas de Jesus Cristo: a ocorrida em Belém e aquela que está por vir no Dia do Juízo.

Este tempo, que inaugura o ano eclesiástico, é caracterizado pela purificação, uma preparação reverente para acolher Aquele que está prestes a chegar. O caráter penitencial do Advento é enfatizado pela cor litúrgica, o roxo.

O Advento, mencionado no calendário religioso, é uma temporada jubilosa para os cristãos, marcada pela expectativa do nascimento de Jesus. Este período de quatro semanas tem início no Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, estendendo-se até o dia 24 de Dezembro, marcando o início do ano litúrgico.

De acordo com a Bíblia, o Anjo Gabriel apareceu a Maria anunciando o nascimento do Filho de Deus, que traria luz ao mundo. Essa espera é agora simbolizada como o Advento.

A coroa do Advento, composta por ramos de abeto e quatro velas acesas progressivamente nos domingos que o antecedem, é um costume mais recente, possivelmente do século XIX, difundindo-se especialmente após a I Guerra Mundial. Sua forma circular representa a eternidade, a cor simboliza a esperança e vida, enquanto uma fita vermelha recorda o amor de Deus pela humanidade e a expectativa amorosa daqueles que aguardam o nascimento de Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.