Desmatamento no Brasil: como começou, causas e cenário atual

REUTERS/Amanda Perobelli

Esse processo desencadeia diversos impactos negativos para o meio ambiente, levando a um desequilíbrio da biodiversidade brasileira e à redução da cobertura vegetal no país.

Como iniciou o desmatamento no Brasil?

Outro bioma que sofreu com o desmatamento causado pela ocupação foi o Cerrado. Atualmente, o último estudo divulgado pela Global Forest Watch mostra que o Brasil lidera o ranking mundial de desmatamento florestal. De acordo com a organização, o país perdeu cerca de 1,5 milhão de hectares de bioma nativo em 2021. Esse número é três vezes maior do que os índices da República do Congo, segunda colocada no ranking mundial com 500 mil hectares de desmatamento no mesmo ano.

O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, divulgado pela MapBiomas em 2022, mostra que a Amazônia, o Cerrado e a Caatinga são os biomas com maiores perdas no país. Juntos, Amazônia, Cerrado e Caatinga responderam por 96,2% das perdas em 2021, seguidos pela Mata Atlântica que registrou 30.155 hectares desmatados no mesmo ano.

Desmatamento na Amazônia

De agosto de 2021 a julho de 2022, o desmatamento na Amazônia ultrapassou 8,5 km², conforme apuração divulgada pelo Inpe.

Desmatamento na Mata Atlântica

Em 2021, a Mata Atlântica teve 6,7 milhões de hectares desmatados, segundo informações coletadas pelo Sistema de Alertas de Desmatamento, o SAD.

Desmatamento no Cerrado

O agronegócio também trouxe impactos para o Cerrado, que tem um dos maiores índices de desmatamento do país. Como consequência, as bacias hidrográficas Tocantins-Araguaia e São Francisco, duas das principais bacias do Brasil, perderam mais de 56% do bioma entre agosto de 2020 e julho de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.