Etiópia:Igreja que acolhe cristãos e perseguidos

Transformando vidas: Um poço que espalha o evangelho com amor

“Descubra como a comunidade desfruta de água potável gratuita e compartilham sobre o amor de Jesus!” Foto: Divulgação/Portal Abertas

Ter acesso à água potável é um direito fundamental de todo cidadão, mas em várias comunidades na Etiópia, esse direito é negado a alguns cristãos. No entanto, uma igreja local não respondeu a essa injustiça com rancor; pelo contrário, transformou-se em um verdadeiro oásis. Recebendo recursos, a igreja construiu um poço para fornecer água potável a todos na comunidade.

O Pastor Eliso (nome fictício), líder da pequena igreja de apenas um cômodo, testemunha: “Graças a este poço, o evangelho está sendo pregado livremente, e as vidas das pessoas estão se transformando.” No entanto, a situação dos cristãos nessa comunidade era desafiadora. “Durante nossos momentos de adoração e compartilhamento do evangelho, éramos alvo de pedras e insultos. Esses eram apenas alguns dos problemas mais simples que enfrentávamos. Os ataques invisíveis nos causavam sofrimento profundo. Os cristãos eram restritos em sua circulação na comunidade e considerados infiéis, sendo constantemente insultados”, compartilha o líder cristão.

“Por causa deste poço, o evangelho está sendo pregado livremente. A vida das pessoas está mudada”.

Pastor cita como as pessoas são impactadas pelo projeto.

Além disso, os cristãos protestantes eram vistos como incapazes tanto pela comunidade quanto pelas autoridades. Muitos seguidores de Jesus foram presos, agredidos e rotulados como criminosos simplesmente por compartilharem o evangelho. A situação se agravou com os conflitos étnicos entre 2018 e 2021, bem como com a pandemia de COVID-19. Contudo, apesar desses desafios, a igreja permanece como um farol de esperança, oferecendo não apenas água potável, mas também transformação e resiliência à comunidade.

Água viva para todos

Os parceiros locais da Portas Abertas têm sido fundamentais na descoberta e apoio à igreja do pastor Eliso e a outros líderes cristãos que enfrentam pressões e violência, mesmo estando distantes de suas comunidades. “Ao perceberem a falta de água potável, iniciamos uma conversa sobre o impacto positivo que um projeto de água poderia ter na situação de perseguição enfrentada pelos cristãos e pela comunidade. A ideia era oferecer água limpa de forma inclusiva, sem preconceitos ou pagamentos, visando promover a reconciliação”, compartilha o pastor.

No ano de 2022, os recursos necessários chegaram, marcando o início da construção do poço. Enquanto as pessoas retiravam água potável, canções e testemunhos sobre Jesus ecoavam no local. “Voluntários dedicaram um mês inteiro cavando o poço a uma profundidade de aproximadamente 15 metros. Dez cristãos se ofereceram como voluntários, e especialistas na área também vieram nos apoiar. Foi uma celebração para todos nós”, comemora o pastor Eliso.

Atualmente, mil famílias desfrutam dos benefícios proporcionados pela água do poço, utilizada para fins domésticos e agrícolas. “O projeto da água desencadeou reconciliações de diversas formas. As pessoas se cumprimentam e se ouvem mutuamente agora. Visitantes apreciam músicas gospel no local, algo inédito anteriormente. Cristãos ocupam posições de liderança nos municípios locais. A comunidade reconhece que os cristãos podem ser administradores e prestar serviços de maneira honesta”, conclui o líder cristão.

Ofereça um presente de esperança!
A escassez de água e a perseguição aos cristãos são desafios comuns na Etiópia. Sua contribuição pode fazer a diferença ao apoiar projetos de construção de poços de água em igrejas locais. Faça uma doação e ajude a saciar a sede física e espiritual tanto de cristãos quanto de seus perseguidores.

Para outras informações e doações.

https://nca2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.