Ministério da Saúde adiciona vacina contra a Covid ao calendário infantil

Calendário infantil inlui três doses de imunizante no primeiro ano da criança-Banco de imagens/Pexels/Nataliya Vaitkevich

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão da vacinação contra a Covid-19 no calendário infantil, priorizando o acesso das crianças a partir deste ano. A estratégia visa imunizar todas as crianças com idades entre seis meses e cinco anos, com um esquema de três doses. A vacina escolhida para esse grupo é a Pfizer pediátrica, com uma eficácia comprovada de 80%, conforme informado pelo Ministério da Saúde.

A decisão de incluir as crianças como público-alvo da vacinação foi baseada em dados preocupantes, registrando 3.441 casos de Covid-19 em menores de um ano de janeiro a agosto de 2023, resultando em 84 óbitos. Essa avaliação respalda a importância da imunização para proteção desses grupos mais vulneráveis.

Além das crianças, outros públicos prioritários incluem pessoas com comorbidades, gestantes, mães recentes, profissionais de saúde, indígenas, quilombolas, residentes em instituições de longa permanência, pessoas privadas de liberdade, jovens em sistema de recolhimento e funcionários do sistema penitenciário. A estratégia de imunização seguirá esses grupos prioritários até 2024, sendo que, em caso de novos surtos, a possibilidade de uma imunização geral não está descartada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.